Eu quero ser… publicitário / fotógrafo

O ENEM está chegando e eu sei que muita gente ainda não faz ideia de qual carreira seguir. Eu sei, porque comigo aconteceu mais ou menos. Pensando nisso, resolvi fazer entrevistas para falar um pouco sobre alguns cursos procurados por aí e ajudar nessa escolha.

O entrevistado de hoje vocês que passam por aqui já conhecem. É aquele que faz fotos maravilhosas e sempre tem uma história emocionante pra contar. O nosso querido Rodrigo Lana além de fotografar, também faz Publicidade e Propaganda, e vai falar um pouco disso pra gente.

TC: Qual é sua profissão / Qual o curso que você faz na faculdade?

Fotógrafo. Publicidade e Propaganda.

TC: Por que escolheu essa profissão?

Foi uma opção desde que me entendo por gente. Sempre gostei de guardar os melhores momentos em fotografias para serem lembradas com muitas felicidades. E hoje registro sentimentos, emoções, para as pessoas recordarem no futuro dos momentos mais felizes de suas vidas.

TC: O que mais te agrada nessa profissão?

Poder conhecer pessoas diferentes, que me concedem fotos lindas, fotos que emocionam, fotos que me fazem derramar lágrimas de felicidade, e poder perceber o encanto das pessoas ao verem meu trabalho.

TC: É fácil achar emprego na área?

Hoje há muitos profissionais na área, em qualquer área hoje em dia acho que tem uma quantidade grande de profissionais, você tem que ser “o destaque” entre todos, ser diferente, ir contra a correnteza, e mostrar primeiramente para você que, na sua profissão tudo é possível! Que nem uma frase que sempre gosto de citar do Poeta romantista conceituado no teatro e cinema, Jean Coctau: “Ele não sabia que era impossível. Foi lá e vez!”.

TC: Qual é o grau de instrução que ela exige?

Claro que primeiramente é muito importante ter um equipamento bom, e um conhecimento da parte técnica de fotografia. Mas hoje, em minhas fotos uso muito mais a sensibilidade para encontrar o momento certo para clicar, e registrar sentimentos, emoções, em fotografias do que apenas técnicas para a foto fazer uma foto bem iluminada.

TC: De quantos anos é o curso?

Meu curso de publicidade é de 4 anos, estou cursando o 3º período e formo no meio do ano de 2015.

TC: Quais os empregos mais comuns no setor?

Na área de fotografia, em Belo Horizonte é muito fácil você conseguir um emprego em studios de fotografia e, casamentos.

Na área de publicidade, com o grande aumento das agências de publicidade tanto on-line quanto off-line, vagas de estágios surgem em grande número toda semana para diversas funções, criação, atendimento, mídia, entre outras…

TC: Quais as especialidades que existem nessa profissão?

Existe uma grande variação, dependendo da área que você quer seguir. A primeira coisa que penso e digo aos amigos que estão passando por esta situação difícil de escolha da profissão a seguir é que, primeiro você tem que se imaginar 10 anos depois de se formar. Você gostaria de daqui 10 anos estar sentado em uma sala fechada, trabalhando em um computador, programando alguma coisa, escrevendo para uma coluna de um jornal, editando vídeos, ou gostaria de conhecer pessoas novas todos as semanas, com eventos, ou viajando por cidades, países… Primeiro você tem que pensar o que você tem prazer em fazer, em estar, em trabalhar, para aí sim enxergar hoje a profissão que mais se encaixa com você, depois é entrar em um estágio, conhecer na prática como é, e realmente decidir se é mesmo aqui que você quer seguir! Estas palavras foram me ditas por um grande mestre, meu ex-professor Jocélio Grangeiro Vieira que lecionava a matéria de Língua Inglesa quando fiz cursinho na Associação Pré-Ufmg no ano de 2009. Estava em dúvida em tentar Design Gráfico ou Artes Cênicas, tentei Design Gráfico, mas dei graças a Deus por não ter passado, pois 2 anos depois em 2011 comecei meu curso de Publicidade e Propaganda.

TC: Quais as características pessoais mais importantes para exercer a profissão?

Ser empenhado é o primeiro passo, gostar da profissão, disposição, animação, não é só ser criativo como muitas pessoas acham, mas o principal mesmo é fazer qualquer trabalho com muito amor, fazer como se fosse o seu melhor trabalho!

TC: Lida-se mais com ideias, coisas ou pessoas?

Digamos que com as três coisas juntas. Tanto na publicidade quanto na fotografia, temos que aprender a juntar tudo em uma coisa só.  Posso dizer por experiência própria, que uma pessoa escolher o curso em que curso, ou a profissão que escolhi para minha vida, ela tem que escolher sabendo que dia após dia muitos e muitos trabalhos irão surgir proporcionamente a sua disposição e vontade de crescer mais e mais… Lidar com pessoas pode sim ser a maior encrenca na vida, digamos que pelo fato de você a cada dia que passa conhecer e trabalhar para pessoas diferentes,  em momentos diferentes na vida, se você não gosta de trabalhar com pessoas diferentes a todo momento, isso sim se torna uma encrenca em sua profissão, mas se você não só gosta, mas ama trabalhar com pessoas, dia após dia, conhecer e trabalhar para pessoas que pessam diferentes, agem diferentes e, querem as coisas diferentes, sua escolha não se torna uma encrenca, mas sim trabalhos lindos pela frente e um grande futuro a conquistar. Digo com toda certeza, que para mim, trabalhar com pessoas é o maior prazer que tenho na vida! É ótimo! É lindo! É mágico!

TC: Quais as características pessoais mais importantes para exercer a profissão?

Saber que sua vida particular não pode se misturar com sua vida profissional. Uma coisa é você estar sofrendo por algum acontecimento, e tomar a decisão de não ir trabalhar para não afetar seu trabalho, ou as pessoas ao seu redor, a melhor opção é entrar em contato com seu patrão e dizer que não está muito bem para trabalhar naquele dia pois pode contagiar negativamente seus colegas de trabalho. Mas um bom profissional, consegue realizar um trabalho com perfeição mesmo em dias não muito bons para ele. O segredo é você entrar em seu ambiente de trabalho com o pé direito e dizer, aqui é meu trabalho, e quando sair do trabalho, não levar trabalho para casa, ou melhor dizendo, não levar problemas do trabalho para casa, é o melhor começo para aprender a não misturar os dois ambientes. Para as duas áreas, tanto publicidade quanto fotografia, o profissional tem que ter vontade de aprender coisas novas dia após dia, minuto após minuto, querer sempre ser inovador, diferente, saber o que seu “concorrente” está fazendo para você não ficar para trás, e fazer ainda melhor para seu próximo cliente. Lidar com pessoas é você entender o que se passa na cabeça do outro através das palavras, da conversa, procurar entender o que “seu cliente” quer de você e realizar com a maior perfeição que você pode fazer a ele. Uma dica: Tudo que você fizer, seja para quem for, e qual trabalho for: faça com amor!

TC: Antes de decidir o que fazer, você ouviu opiniões de familiares, amigos ou meios de comunicação?

Então, desde que me entendo por gente, sempre gostei de fotografia! Comprei minha primeira câmera compacta com 16 anos com meus primeiros salários, depois minha primeira semi-profissional, e logo depois 2 profissionais. Quando estava cursando o 3º ano tentei provas de faculdade para cursar Design Gráfico, em 2008… 2009 e 2010… Não segui opiniões de familiares… De amigos até pode ser, me falavam para fazer alguma coisa na área que eu gostava, pensei mais na área de comunicação, por eu ter sido sempre uma pessoa muito comunicativa, que conhecia todo mundo, e conversava com todo mundo… Depois de não ter conseguido entrar na faculdade por 3 anos em Design Gráfico, fui para Publicidade e Propaganda, onde me identifiquei mais lendo a respeito na internet, e depois de estar na faculdade, me encontrei ainda mais, não “só” como publicitário, mas principalmente como fotógrafo! Me ajudou 100% …

TC: De quantos anos é o curso?

São 8 períodos, em 4 anos. No início é muito desgastantes, muita teoria, teoria, teoria… É cansativo, não vou mentir para ninguém, dá vontade de desistir… Eu mesmo semestre passado ia trancar meu curso, e quando decidi realmente não trancar, acabei perdendo 2 matérias no semestre que terei que repeti-las. Mas vale a pena passar por toda teoria no início, porque lá na frente vemos o QUANTO realmente é importante toda aquela “chatice” que vimos no início do curso.

TC: Quais as perspectivas de trabalho nesta profissão?

Muitos profissionais dizem que tem muitos profissionais de fotografia e publicidade espalhados em cada canto da cidade, que a concorrência é muito grande e tal… Mas eu penso diferente, sim que existem cada dia mais concorrentes no mercado, mas o profissional que se preocupa com seu cliente, e não com o outro profissional que atua na mesma área que você, sai na frente, inova, cria, usa e abusa, através de blogs, sites, workshop, revistas, aprende mais e mais, e cresce profissionalmente. Aquele que cresce profissionalmente é mais visto pelas pessoas, e cria seu público! A perspectiva de trabalho é ótima se você corre atrás dos seus clientes, além disso, se você preocupa com seus clientes, e trata cada um com exclusividade, com respeito, com dedicação e muita vontade de vê-lo muito feliz com seu trabalho!

TC: Você está satisfeito ou não é o que você esperava?

Satisfeito??? Huuuum… Muito feliz sim! O curso de Publicidade não era o que eu esperava, pois descobri que ele é muitoooo mais amplo do que eu imaginava quando entrei no curso! Publicidade é uma palavra defino: PHODA!

TC: Que dicas você daria para uma pessoa que pedisse sua opinião sobre essa profissão?

Primeira coisa, pesquise tudo que você tiver de curiosidade sobre a área na internet, livros, etc… Assim você começa a entender mais a fundo como funciona a área que você está entrando… Fazer o que ama é sempre a melhor escolha, e quanto mais cedo você começar a estudar mais cedo você descobrirá o que realmente quer na sua vida profissional!

Abraços & Beijos a todos, boa sorte em sua escolha e qualquer dúvida na área estou à disposição para conversarmos! E obrigado mais uma vez a Gabi pelo espaço neste maravilhoso blog Toda Cute!

Conheça um pouco mais do meu trabalho em meu blog: http://rodrigolana.wordpresss.com

One thought on “Eu quero ser… publicitário / fotógrafo

  1. Pingback: (TODA CUTE) Eu quero ser… publicitário / fotógrafo | Rodrigo Lana

Escreva sua opinião

