“Pelas palavras a mente ganha asas”

Olá, pessoal.

Como disse no post anterior, este é o mês do livro, por isso, hoje vim aqui falar mais um pouquinho sobre esse tema pra vocês.

Bom, há quase 15 anos atrás, muito poucos jovens liam, até que uma certa escritora britânica chamada J.K Rouling revolucionou a história da literatura infanto-juvenil com uma série de livros que, mais tarde, seriam traduzidos para 67 idiomas (uow!!) e faria de J.K a mulher mais rica da história da literatura. (Ah! O poder feminino) Esta série – como pode-se supor – se chama Harry Potter.

A partir daí, o número de jovens leitores da Europa e dos Estados Unidos cresceu muito. Mas a mudança não foi apenas no hemisfério Norte.

Em 2003, quando Thalita Rebouças ficou conhecida do grande público (após assinar com a editora Rocco) os jovens brasileiros ainda achavam que ler era caretice.

Thalita fazia palestras em muitas escolas pelo Brasil e, segundo ela mesma, quando fazia a pergunta: “Quem aí gosta de ler?” os poucos que gostavam levantavam a mão, meio tímidos, mas a maioria se sentia orgulhosa de não gostar! (Sim. Acho isso um absurdo).

Mas de um tempo pra cá a coisa veio – finalmente – mudando.. e hoje, toda vez que ela vai fazer uma palestra em escola, quando faz a mesma pergunta, a maioria levanta a mão e quem não gosta se sente envergonhado.

Hoje, os jovens lêem de tudo. De ficção a Comédia. De romance a drama. De Thalita Rebouças (a autora preferida das crianças e adolescentes brasileiras) a André Vianco (o maior vampirista do Brasil).

Bom, acho que todos nós escritores devemos um Muito Obrigada à J.K. Ela não só fez um grande favor à classe, mas ao mundo. Porque um país culto é um país de leitores. Esse é um grande passo para chegarmos ao nível dos países desenvolvidos.

E você, gosta de ler?

Gente. Por hoje é só.

Até semana que vem.

Beijinhos🙂

Escreva sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s